O PROJETO
O Cine Social foi criado por Sabrina Lima e Renato de Paula em junho de 2012. Selecionado pelo Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura (Edital nº 1/2012), sua primeira etapa foi desenvolvida de setembro à dezembro de 2012 em Barcelona, Espanha. Lá fizemos um curso de cinema e acompanhamos o trabalho da instituição Cinema en Curs, uma das referências europeias do cinema associado à educação.
Nosso projeto consiste em levar o Cinema para as escolas públicas brasileiras, através da realização de oficinas de produção audiovisual com conteúdo documental.
Temos com isso dois objetivos principais: que seja uma nova ferramenta pedagógica, auxiliando, assim, professores e alunos na prática cotidiana; e que os jovens possam conhecer e interagir melhor com seu próprio entorno, assumindo um papel ativo no processo de transformação de suas próprias vidas.
Além disso, há outros objetivos como:
- Aumentar o interesse do aluno pela Escola.
- Estimular a articulação entre diferentes disciplinas.
- Aumentar o repertório cultural dos alunos.
- Aproximar as relações entre escola, família e comunidade.
No mundo contemporâneo, caracterizado pela pluralidade, acreditamos que o diálogo entre Cultura e Educação é fundamental para desenvolver valores mais humanos nas relações sociais, formar jovens mais conscientes e transformadores.
Através do Cinema, especificamente, percebemos que todo o processo de realização de um filme possibilita uma nova maneira de se relacionar consigo e com o mundo. Exercitam habilidades como trabalho em equipe, criatividade, sensibilidade, olhar a realidade com atenção, fazer escolhas e partilhar seus pensamentos.
Nas aulas os alunos têm acesso a equipamentos profissionais, mas adaptamos o conhecimento às tecnologias que estão ao alcance de todos (como celulares e câmeras compactas).
Queremos que o conhecimento adquirido vá além do término da oficina, que seja propagado por toda a escola e também por suas famílias e comunidades.